Veículos e Imóveis na Declaração de Imposto de Renda 2018

24/04/2018

Este ano trouxe mudanças para declaração de bens na DIRPF, a partir de agora serão necessárias mais informações no que se trata a veículos e imóveis, especificaremos cada caso a seguir.

Veículos: Serão necessários os dados do veículo como tipo, marca, modelo, ano de fabricação, placa e RENAVAM. E dados da compra como data, valor e de quem foi adquirido (Nome e CPF/CNPJ).

Imóveis: Será necessário o endereço completo do imóvel, a data e valor da compra, bem como de quem foi adquirido (Nome e CPF/CNPJ), além destes que já eram necessários em anos anteriores há ainda a necessidade de informar a inscrição municipal (informação no IPTU), a área do imóvel e o registro em cartório com o número da matrícula e o nome do cartório, para imóveis que não tem registro em cartório, informar alguma outra forma de registro, por exemplo ao contrato da compra no registro de títulos e documentos .

OBS.: Em casos de financiamento, seja ele de veículo ou imóvel, especificar que foi financiado, entrada e número e o valor das parcelas, e atualizar o campo "situação" conforme forem sendo pagas as mesmas.

Texto de Cleonice A. R. Barenho  e Pablo B. Pereyra - Austral Serviços Contábeis